Blog

Trabalho X Emprego

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

 

A UOL1 trouxe em 20/08 a seguinte manchete: Desemprego sobe para 7,5%, acima de previsões. É o maior nível desde 2010.

Lá se vai o sossego das pessoas e o fantasma da instabilidade volta a assombrar… O excesso de confiança beirando até a arrogância de alguns funcionários, agora dá lugar ao receio. Há um ano atrás, faltava mão de obra e, aqueles poucos qualificados, chegavam a renegociar sua permanência na empresa pelo dobro do salário para continuar fazendo a mesma coisa. Me lembro agora de pessoas que chegavam a dizer “se não quiser assim, saio daqui hoje e amanhã estou empregado”.  O que era verdade!

Entretanto, fico aqui me perguntando: até onde esse novo cenário é tão ruim assim? Claro que o desemprego é ruim! Mas também deve ser um momento de reflexão entre Trabalho x Emprego.

No momento de economia aquecida e desemprego em baixa, o que você andou fazendo: Viajou? Trocou de carro? Mobilhou a casa? Comprou apartamento?

E o que mais? Estudou? Se qualificou? Preparou sua empregabilidade?

Há tempos atrás fazia muito uma palestra de título “COMO TER TRABALHO NUM MUNDO SEM EMPREGO”, que, por questões obvias caiu em desuso. Falar dessa palestra em situação de pleno emprego não fazia sentido, mas, e agora? Ou melhor, será que realmente esse tema caiu em desuso?

A questão em relação à crise é a seguinte: emprego pode até faltar, mas e trabalho, falta? Não! Não falta e nem faltará!

Pense agora o quanto de trabalho existe ao seu redor para ser executado: limpeza, entrega, transporte, organização, representação… é tanto trabalho disponível que chega a assustar. Mas, quais as diferenças entre emprego e trabalho?

EMPREGO

TRABALHO

  • Estabilidade em função de custos rescisórios;
  • Foco no fazer, no esforço;
  • Leis é que regulam a relação entre partes;
  • Recebimento independente do resultado.
  • Sem estabilidade;
  • Foco no resultado;
  • A qualidade é que mantém a relação;
  • Remuneração a partir do resultado;
 

Poderia aqui enumerar muito mais coisas, mas penso que estas diferenças bastam para fazê-los refletir: trabalho é serviço e emprego é cargo!

Para ter trabalho você precisa empreender sua vida e o seu sucesso depende única e exclusivamente de você. Para ter emprego tem que ter a vaga. Para ter sucesso no emprego, não depende só de você, mas, do reconhecimento do seu chefe e das oportunidades que a empresa vier a oferecer…

Entenderam a diferença?

Porém, vocês poderiam me contradizer: Marcos Fábio, mas há empregados diferenciados que pensam em trabalho e não no emprego! Claro! Concordo com isso! Concordo tanto que posso afirmar que quem pensa em como melhorar sempre no trabalho não estão lá muito preocupado em ficar sem emprego.

Normalmente, esses empregados que gostam do trabalho e se comportam como tal, dificilmente estarão nas listas de demissão.

Pensem nisso e Bom fim de semana a todos!


1 www.uol.com.br acessado em 20/08/2015 às 12:35