Blog

Reimaginando a rua principal de comércio

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Rick Caruso inicia sua fala causando um grande susto aos presentes ao dizer que nos próximos dez anos não teremos mais sucesso com os Shoppings Centers nos formatos como estão. Segundo ele, as principais ruas das cidades serão transformadas em grandes boulevares cheias de lojas de todos os segmentos e serão a tendência para a reinvenção do varejo assistido nestes próximos anos.

Como que numa tentativa de resgate das sensações antepassadas, quando nos sentávamos em tribos ao redor de uma fogueira para trocarmos as experiências do dia e também para nos alimentarmos e aquecermos física e afetivamente, o varejo físico e assistido está buscando propiciar estas mesmas sensações através da restauração das principais ruas de comércio de diversas cidades.

A proposta é a de transformar as ruas em um shopping center a céu aberto, mas com todas as sensações que temos quando estamos em nosso habitat natural! Ao criar um ambiente que nos lembra nossa casa, nossa rua e cidade ou que nos remeta a um lugar inesquecível pelas sensações por nós experimentadas em diversas ocasiões de nossas vidas, o varejo físico conseguirá competir melhor com os concorrentes que operam na internet.

Para que essa proposta de renascimento do varejo nas ruas da cidade aconteça, será necessário que o empresário se engaje em promover o envolvimento de todos os setores (indústria, entidades de classe, governos e outros) em prol da criação de uma experiência “imersiva” no ambiente natural do consumidor.

Os palestrantes acreditam que a reinvenção das ruas comerciais ao ar livre das cidades sobreviverão à Amazon, gigante de vendas pela internet, pois elas possibilitam a vivência das experiências mais arraigadas da história de vida do ser humano: o encontro, o afeto, o entretenimento, etc… Eles arrematam suas falas fazendo um convite aos presentes: “Abracem o ambiente de quatro paredes das lojas físicas e as tornem uma experiência única de consumo, assim elas sobreviverão aos tempos do e-commerce”!