Blog

Promoções trabalhosas

Postado em 11 de março de 2016

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

A Promoção pode ser encarada como um conjunto de ações tomadas para que determinado produto ou serviço tenha maior aceitação ou giro num período de tempo. Ao contrário do que estamos acostumados a ver por aí, a promoção não é liquidação. Porém, no jargão popular, quando as pessoas dizer que determinada loja está em promoção, normalmente, ela está em liquidação.

A liquidação tem como objetivo limpar o estoque e a promoção é uma ação de incentivo à compra podendo ser para toda a loja ou para um produto específico. Em termos de preço, poderá até haver um preço promocional mais baixo, mas, ainda assim, de longe não será uma liquidação.

Normalmente, as promoções estão ligadas a prêmios, cupons de desconto, acúmulo de pontos para troca de produtos, ou ainda, estratégias para o consumidor experimentar um determinado produto, ou mesmo para tentar criar o hábito de consumo do produto. Como exemplo deste último caso, é comum vermos um combo de 01 Coca-Cola com 01 Fanta juntas, com a oferta de uma vantagem de preço, deixando o consumidor tentado a levar tal combo para casa. Em situações normais, a Fanta ficaria de lado, mas, desse jeito, ela será vendida mais rápido. Está promoção é um exemplo de uma promoção simples e inteligente em que o consumidor percebe o benefício na hora, sem ter muito trabalho ou desgaste. Agora, imagine se essa promoção fosse assim: preencha o cupom (normalmente com letras miúdas e com pouco espaço para escrita), coloque na urna e espere o sorteio para ver se você pode levar 01 Coca-Cola e 01 Fanta pelo preço “X”. Imaginaram? Advinhe o que iria acontecer com a Fanta? Ficará encalhada, claro!!!

Participamos recentemente da NRF 2016 em Nova York e uma das palestras referia-se justamente a esse tema: já notaram o quanto de promoções trabalhosas existem por aí? É um tal de preencher cupons e mais cupons que chega a dar dor na mão, sem falar na chatice de ficar colocando o número do cupom fiscal. E você, que anda de avião uma vez ou outra? Se quiser experimentar o benefício das milhagens será obrigado a ficar inventando viagens para ter acesso ao benefício.

Ao contrário de tudo isso, hoje o consumidor quer o benefício na hora. Não quer esperar e nem muito menos ter trabalho, nem de participar e nem muito menos de ficar fiscalizando para ver se foi premiado ou não. As promoções trabalhosas têm perdido o efeito de atrair o novo cliente e acaba servindo apenas para uns poucos consumidores que já comprariam de qualquer jeito (com promoção ou não) naquele estabelecimento. Resultado: a empresa gasta e não atrai novos clientes.

Agora querem um exemplo de uma promoção simples e que funciona: em uma cidade próxima daqui um determinado posto de combustível colocou uma roleta com número de 00 a 99. Ao abastecer, você gira a roleta e, caso ela pare no final de sua placa, você não paga o abastecimento. Uma ideia simples, inteligente, com resultado imediato e que, mesmo você não ganhando, você sai de lá feliz pela diversão e por ter participado.

Assim, caso esteja pensando em fazer alguma promoção que atraia mais clientes para o seu negócio, lembre-se: o simples derrota o complexo.