Blog

Princípios e valores X Comportamento

Postado 22 de Maio de 2017

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Pois bem, é com essa pergunta que quero iniciar nossa reflexão de hoje. NÓS NÃO SOMOS AQUILO QUE DIZEMOS SER. NÓS SOMOS AQUILO QUE NOS COMPORTAMOS. Dizer ser alguma coisa já é um começo, mas, de nada adiantará falar se os comportamentos não forem fiéis ao discurso. É assim com as empresas, é assim na fé, na religião, nos negócios, nas relações, enfim, é assim na vida.
Vejo muitas empresas fazendo em seus sites declarações de valores e princípios que mais parecem com uma peça publicitária visando a autopromoção que qualquer outra coisa. Querem um exemplo disso? Vejam a declaração de valores que retirei do site de algumas empresas. Veja se você consegue descobrir que empresas são essas:

a)    Atitude de Dono, Determinação, Disciplina, Disponibilidade, Simplicidade, Franqueza e Humildade.
b)    Respeito às pessoas; Integridade; Mobilização para resultados
c)    Cliente como razão de ser da organização; Transparência em todos os relacionamentos; Respeito à concorrência; Crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas; Respeito à dignidade e diversidade do ser humano; Compromisso com a melhoria contínua de qualidade.
d)    Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado; Superação e confiança; Resultados
e)    A vida em primeiro lugar; Valorizar quem faz a nossa empresa; Cuidar do nosso planeta; Agir de forma correta; Crescer e evoluir juntos; Fazer acontecer.

Querem as respostas? Então vamos a elas: a letra “A” é de um famoso frogorífico (segundo maior devedor do INSS do Brasil e envolvido em casos de corrupção); A letra “B” é de uma mineradora (autora do maior dano ambiental do Brasil); A letra “C” é de um grande banco privado (7º maior sonegador de impostos do Brasil); A letra “D” é a de uma estatal ligada ao petróleo (3ª maior sonegadora de impostos do Brasil e envolvida nos casos de corrupção) e, por fim, a letra “E” trata-se de uma outra mineradora e que oupa o posto de maior sonegadora de impostos do Brasil.

Muito bem, trouxe esses exemplos para lhes mostrar a diferença entre o que se fala e o que se comporta. Entretanto, não pense que isso é só coisa de empresa grande e nem muito menos que isso é coisa só de empresa. É de gente também! Ou melhor, é mais de gente que de empresa, pois que fazem as organizações são pessoas. E se você pensa que isso só ocorre nas grandes empresas, investigue quais são os princípios e valores da organização na qual você trabalha e compare com as atitudes dela. Tomara que sua descoberta seja diferente das minhas observações.

Neste momento você pode estar se perguntando: “e se uma pessoa ou empresa tiver por princípios e valores ser antiético e desonesto”? Bom se essa pessoa se declara assim e age assim, não espere dela ética ou honestidade. Ainda que não goste disso, terás que se render à essa pessoa, pois, pelo menos, ele está sendo fiel ao que se propõe. Mas de verdade, se essa pessoa ou empresa acima existir, não é com ela que você terá de se preocupar. As piores fazem parte do mesmo grupo dessas empresas, que vivem declarando ser uma coisa e se comportando de outra forma.

Por fim, guardei para o final a cereja do bolo. A reflexão mais importante: quais são os seus princípios e valores? Você tem sido fieis a eles ou apenas os tem usado em discursos? Tome muito cuidado, pois sem perceber, esse tipo de pessoa que diz uma coisa e se comporta de outra pode ser você!