Blog

Fábula do cavalo marinho

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Quem me conhece, sabe o quanto valorizo questões como foco, meta objetividade e atitudes empreendedoras. Muitas vezes tento passar isso de uma forma mais técnica e, por outras vezes, de forma mais descontraída. Essa semana, me deparei com um texto que já conhecia, porém, de tantas leituras, havia me esquecido. Trata-se de uma história sobre foco, planejamento e objetividade, contada a partir de uma deliciosa fábula. Espero que gostem.

Era uma vez um cavalo-marinho que juntou suas economias (7 moedas) e saiu em busca da fortuna.

Ainda não havia andado muito quando encontrou uma enguia, que lhe disse:

– Psiu……….Eh, amigo. Onde vai você?

– Estou indo procurar minha fortuna. Respondeu o cavalo marinho orgulhosamente.

– Você está com sorte! – disse a enguia. – Por quatro moedas pode adquirir essas velozes nadadeiras, e assim será capaz de chegar lá mais rápido!

– Oba, isto é ótimo! – disse o cavalo marinho, e pagou as nadadeiras com seu dinheiro, colocou-as e saiu deslizando, numa velocidade duas vezes maior. Em seguida encontrou uma esponja que lhe disse:

– Psiu………Eh, amigo. Onde vai você?

– Estou indo procurar minha fortuna. Respondeu o cavalo marinho.

– Você está com sorte! Disse a esponja. Por uma pequena recompensa deixarei você ficar com esta tábua de propulsão a jato, para que possa viajar muito mais rápido.

Então o cavalo marinho comprou a tábua com o restante de suas moedas (3), e foi zunindo pelo mar, com uma velocidade cinco vezes maior.

Logo, logo, encontrou um tubarão que disse:

– Psiu………..Eh, amigo. Onde vai você?

– Estou indo procurar minha fortuna. Disse o cavalo marinho.

– Você está com sorte. Se tomar este atalho – e o tubarão apontou para sua bocarra – vai economizar muito tempo.

– Oba, obrigado! – disse o cavalo marinho, e saiu zunindo para dentro da boca do tubarão e nunca mais se ouviu falar dele.

A MORAL DESTA FÁBULA É QUE SE VOCE NÃO TEM CERTEZA PARA ONDE ESTÁ INDO, ESTÁ PROPENSO A TERMINAR EM OUTRO LUGAR, SEM AO MENOS SABER ONDE.

 

Bom fim de semana a todos!