Blog

Crise de quê?

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Há tempos 2015 foi anunciado pelos gurus da economia e pela especulação da mídia como um ano difícil. Um ano em que a crise apertará o cerco! Mas, o que é essa crise anunciada? Porque ela mexe tanto conosco?

Vou lhes dar a minha visão sobre a crise a partir de um exemplo simples: A babá de nossa filha ficou 04 meses sem máquina de lavar após o último suspiro da sua velha lavadora de roupas. O motivo: escutou as pessoas dizendo que depois da copa os preços iriam cair, assim, preferiu se sacrificar lavando suas roupas “na mão” esperando uma baixa milagrosa de preços;

Um comportamento comum, mas que acaba gerando a crise, pois, se a nossa babá não comprou, ela não fez a economia girar. Quantos mais se comportaram assim? Ou melhor: quantos ainda estão se comportando dessa forma? Quem plantou essa informação que depois da copa os preços iriam baixar? O que tem a copa a ver com isso?

A verdade é que a grande crise é a “crise de confiança”. Quer seja em nossa casa ou na nossa empresa, se não acreditamos ou se desconfiamos, o primeiro passo é segurar, conter… reter! Confiar em boatos, em informações especulativas, também gera crise!

Agora faço um convite a vocês: deem uma olhada em sua casa, ao seu redor e se pergunte: com a crise, o que vou deixar de consumir? Com crise ou sem crise, você vai ter que: comer, vestir, locomover, beber… e ainda vai querer passear, divertir, comprar, estudar, casar…

Talvez, o que nos falta é conhecer mais a dinâmica econômica para assim, aquecermos a nossa economia. O medo nos faz regredir e desinvestir, o que acaba gerando a crise.

Para quem acredita em crise e não se comporta de forma empreendedora, mas quer fazer algo de bom para evitá-la, precisa sair de casa e consumir. Não adiar planos, pois, o dinheiro girar!

Entretanto, precisamos consumir certo. Ser mais patriota e consumir produtos “made in Brazil” (feitos no Brasil) já seria uma excelente contribuição.

Agora, para os mais empreendedores, que entendem que a crise é o melhor momento para refletir, inovar e corrigir erros; Para os que entendem que a crise é necessária para expulsar os incompetentes do mercado; Além da atitude de consumir produtos “made in Brazil”, planejar, analisar, ousar e executar com velocidade as suas ações é a melhor arma anti-crise.

Bom fim de semana a todos!