Blog

Como consertar o Brasil

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Parece piada, mas não é! Há quem pense que é possível consertar o Brasil com leis… Se fosse assim, já seríamos o primeiro mundo. Temos leis para tudo! Pra tudo mesmo!

Temos leis das mais belas às mais bestas, como por exemplo, uma lei de Barra do Garças-MT, datada de 5 de setembro de 1995, que cria um AEROPORTO ALIENÍGENA. O então prefeito dessa cidade criou uma reserva para pouso de OVNI’s com 5 hectares na serra do Roncador, tradicional reduto de ufólogos.

Se as leis consertassem o nosso país, não teríamos roubo, estupro, espancamento, corrupção…

Tem lei que diz ser proibido roubar… e o ladrão rouba. Tem lei que proíbe você de usar o celular nos bancos… advinha quem respeita: os desonestos ou os cidadãos de bem?

Não precisamos de mais leis, precisamos de educação para respeitá-las! Precisamos de fiscalização, claro! Mas precisamos ainda mais de educação.

Temos um programa social que tem por objetivos levar cultura empreendedora a jovens carentes. Fazemos isso através de palestras e aulas expositivas em nossa empresa. Pois bem, neste grupo existem maiores de 16 que já votam! Isso mesmo, já possuem o mesmo direito meu e seu de escolher um presidente, um prefeito…

Na última palestra em que esses jovens estavam em nossa empresa, o tema foi “Economia”. Agora, perguntem: será que eles sabiam que CUBA existe? Será que eles sabem o que é mensalão? O que é um partido? NÃO! Não sabiam! Não sabiam de nada disso e de muitas outras coisas que seria de obrigação de um jovem que cursa o ensino médio saber.

É… para tirar carteira tem que treinar e estudar… para ser médico, estudar, estudar, estudar… para ser advogado, estudar, estudar, estudar… e ainda passar na OAB. Agora, para votar, escolher e decidir o futuro desse país, basta nascer, crescer e fazer 16 anos. Ah, ia me esquecendo… precisa saber escrever o nome…

Isso não é como dar um carro a uma criança ou mesmo uma arma a ela?

Talvez, a única lei que precisamos criar novas formas de ser implementada seja a LEI-TURA. Mas engraçado… de quem é a culpa? Um pouco das escolas desestruturadas, um pouco do governo e muito, mas muito dos pais que, ao nascer do filho já fazem questão de comprar para ele a camisa do time favorito e de leva-lo ao estádio ainda com pouca idade, mas nunca foram a uma reunião de colegiado ou sequer compraram um livro para seus filhos, ou, muito menos, investem o mesmo tempo que se dedicam ao seu futebol, para ler para seu filho e incentivá-lo no saber, a conhecer…

É… se lei funcionasse, alguém poderia criar uma lei que fizesse as pessoas seguirem a lei, e ai, estaria tudo resolvido!

Bom fim de semana a todos!