Blog
Qual herança para nossos filhos?
* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira
Em um vídeo publicado em junho de 2013, em pleno momento das manifestações “quebra-quebra” do “vem pra rua”, a TV Uol entrevistou um adolescente de 15 anos, perguntando o que ele, tão jovem, estava fazendo ali. A resposta do jovem foi:
– “Vim pra rua pra fazer o que é certo.
– E o que é o certo? Perguntou o repórter.
– “Botar fogo ni ônibus… quebrar as coisa…”, respondeu o jovem.
Esse vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jv3tROW7znM e foi acessado por mim em 08/06/2015 às 19:49, momento em que escrevia este artigo (para verificar se ainda estava disponível).
Esse vídeo é usado por mim em uma de minhas palestras e eu o uso para fazer a seguinte pergunta às pessoas: como estamos educando os nossos filhos? Como poderemos exigir ética, honestidade, transparência, cordialidade… se a nossa atitude, que vale por mais de mil sermões, é justamente contrária a tudo isso.
Como uma criança que foi “educada pela dor do espancamento” poderá se tornar um adulto que entregue amor ao próximo? Não digo se impossível, mas, na maioria das vezes…
Vejo todos os dias pessoas preocupadas com seus bens, patrimônio… em deixar uma herança para seus filhos… herança de quê? Do que adianta um belo patrimônio se não pudermos usá-lo?
Ok! Penso que muitos já pensaram nisso e vão concordar comigo. Entretanto, a pior de todas as perguntas vem agora: o que VOCÊ está fazendo para mudar isso?
É muito fácil criticar dizendo “a gente”, “o povo”, “o ser humano”, “a prefeitura”, “o governo”… Mas por que não falamos de você? O que você tem feito?
É muito fácil falar de um poste com a lâmpada queimada, de um muro precisando de ser pintado, de uma grama da praça precisando ser aparada… Mas, E NA SUA CASA? Quantas lâmpadas queimadas tem? Tem alguma parede precisando de pintar? Seu terreiro tem matos e precisa de capina? Reclamar da dengue é fácil, mas, quantas vezes este ano você foi olhar a calha do telhado ou o vaso de sua planta para ver se tem água parada?
Enquanto falarmos mal do que achamos ser errado nos outros sem fazer na nossa própria casa o que é certo, não estaremos construindo uma herança de atitude para nossos filhos.
Para mudar o mundo, penso eu, que não é preciso necessariamente sair de casa. Basta que você comece dar em casa o exemplo a seus filhos!
Bom fim de semana a todos!