Blog
Como agimos frente a opinião dos outros
* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira
Imagine que você acaba de apresentar aos seus amigos uma pretendente a namorada… dependendo da opinião desses amigos, você poderá se entusiasmar e levar o romance à frente ou, acabar por ali.
Uma coisa é fato: não podemos negar que a opinião dos outros, principalmente de pessoas de nossa confiança, nos influencia muito! Entretanto, um das lições do mundo empreendedor está ligado à INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA, ou seja, muitas vezes devemos fechar os olhos e os ouvidos para a opinião dos outros e seguir o nosso instinto.
Recentemente escutei uma história cujo autor é desconhecido e que muito tem a ver com o tema de hoje, assim, resolvi replicá-la a vocês. É a história do velho, do menino e o burro.
Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Ao passar por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; "Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal!".
Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado.
Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas que estavam lavando roupa. Quando elas viram a cena, puseram-se a reclamar; "Que absurdo! Explorando a pobre criança! Porque ele não caminha e coloca a criança para andar no burro?”
Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.
Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso ! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!"
Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.
Acreditando ter encontrado a fórmula mais correta, quando passaram em frente a um bar, alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; " São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte!"
O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir e pegaram o burro e o carregaram nas costas!
Uma coisa é fato: não existe uma verdade absoluta a ponto de não encontrar visões contrárias. Em uma história de 2, sempre haverão 3 lados: o da primeira pessoa, o da segunda pessoa e a visão dos que estão de fora, assim, não podemos dar total atenção as críticas sem analisa-las a fundo, pois, independente da maneira que agimos, sempre haverá alguém para criticar.
Talvez seja por isso que pessoas empreendedoras fazem a sua própria trilha e, ao mesmo tempo, respeitam a trilha dos outros. Justamente por entenderem que há vários caminhos para o sucesso e que cabe a cada um de nós construir o nosso, é que empreendedores são admirados e respeitados.
Bom fim de semana a todos!