Blog

Honestidade e atitude

Postado 14 de Julho de 2017

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

HONESTIDADE E ATITUDE

Já parou para pensar quantos se declaram honestos? Ou melhor, você se considera honesto? Mais ainda: você se comporta como uma pessoa honesta?

Tenho observado nas pessoas uma coisa interessante (para não dizer doentia): o sujeito diz ser uma coisa, mas se comporta de outro jeito. Querem um exemplo? A pessoa diz que respeita o meio ambiente, mas, quando está dirigindo joga o lixo na rua.

Bom, mas o caso hoje aqui é diferente. Irei buscar a reflexão num comportamento positivo vivenciado por mim, justamente sobre honestidade e atitude. Incluirei mais um item nessa lista: a recompensa!

Estive no início desse mês (07/2017) em Bataguassu, uma cidade no interior do Mato Grosso do Sul. Para ser mais específico, estive no munícipio e não na cidade, pois estava em uma fazenda de pecuária. Fui para lá contratado pelo gestor da fazendo com o objetivo de fazer uma palestra para os donos de fazenda daquela localidade (164 pessoas ao todo).

Ao final da palestra informei que faria um sorteio de 02 livros. Informei que, para isso, precisaria que a lista de presença fosse numerada. Assim a equipe de cerimonial procedeu e rapidamente, enumeraram a lista.

Ao final da palestra, o proprietário da fazenda chamou uma senhora da plateia e pediu a ela que falasse um número de 1 a 164. Prontamente ela disse:

“- Bom, por acaso eu vi o meu número na lista que é o número 26, mas, não seria honesto de minha parte eu falar o meu próprio número”.

Dessa forma ela resolveu fazer uma inversão do número 26 e citou o número 62. Ao procurar na lista o número 62, eis que veio a surpresa: o vencedor foi o seu marido que também estava na plateia.

Antes que você pense que ela também sabia o número do marido dela, saibam que não teria como ela saber, pois os números foram colocados depois e por outras pessoas.

Enfim, uma pessoa honesta, com uma atitude honesta e com uma recompensa imediata.

José Luís Santana, um professor conhecido meu de uma renomada instituição aqui no Brasil sempre cita a seguinte frase:

“Malandro se soubesse o quanto é bom ser honesto, seria honesto por malandragem”!

Obviamente, nem sempre as recompensas ocorrem de forma tão rápida. Muitas vezes demoram, ou mesmo podem nem vir diretamente para você, mas, seguramente, se não vier para você, virá para alguém próximo à você.

Bom fim de semana a todos!