Blog

Gerente de loja ou “Tomador de conta”

Postado 06 de Fevereiro de 2017

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Sim, já abordei este tema aqui, mas o problema é sempre recorrente! O que devemos esperar de um gerente de loja? Existe diferença entre o Gerente de loja e o Gerente de vedas? E o que é esse tal “tomador de conta” que tanto falo?

Bom, vamos aos fatos: quando você abre a sua própria loja e fica à frente dela todo o tempo, você é, ao mesmo tempo, o gerente da loja, o gerente de vendas, o tomador de contas e tudo mais que aparecer. Você é o dono, logo, presta atenção em tudo pois é o seu dinheiro que está ali. Daí esse negócio vai dando certo e você, empreendedor que é deseja crescer, abrir mais uma, duas, três lojas. Como já possui experiência, você logo parte para expansão na certeza de que tudo dará certo… SÓ QUE NÃO!            

Quando você estava sozinho em uma única loja, você tinha o controle de tudo e agora, como só Deus é onipresente, você precisará de pessoas. Se você escolher um Gestor para sua nova loja, a chance desse negócio dar certo, numa escala de 0 a 10, é acima de 8. Escolher um gerente de vendas, que cuidará só das vendas também pode ser uma opção, mas aí, recairá sobre você uma carga extra para fazer na sua segunda loja toda a parte administrativa, financeira, RH, compras e controle de estoques que você fazia na primeira. Se você não assumir isso, sua chance de sucesso cai para abaixo de 7. Agora, se escolheu apenas alguém pra tomar conta… é melhor nem dizer.

Mas realmente é assim? Claro que para tudo sempre haverá exceção! Entretanto, recebemos todos os dias em nossa empresa pessoas reclamando de PESSOAS! Ou melhor, empreendedores reclamando de PESSOAS (item essencial para o crescimento e desenvolvimento de um negócio).

  • Gerente: entende do negócio como um todo e chama para si a responsabilidade, provocando a sua autonomia. Gerencia além das vendas, custos, estoque, pessoas e resultados. INFELIZMENTE, RARÍSSIMAS VEZES, ISSO ACONTECE!

  • Gerente de vendas: está lá para liderar a equipe de vendas. Seu deve ser vender e fazer com que os outros vendam. Ser for um bom gestor, saberá analisar dados, cruzar números e tirar informações do sistema para traças boas estratégias de vendas. INFELIZMENTE, NA MAIORIA DOS CASOS, ISSO NÃO ACONTECE!

  • Tomador de conta: tem a confiança do dono para abrir e fechar a loja; toma conta da equipe, mas, a sua autonomia é, no máximo, dar um desconto a maior; tudo que precisa decidir tem que perguntar ao dono; “menino de recado”; reclama dizendo não ter autonomia, mas não ousa; até usa o sistema para vender, mas não o usa para extrai informações e tomar decisões; se tiver de demitir alguém, reclama com o dono para que ele o faça; etc, etc, etc.

  • No próximo 31/01/2017, iniciamos o nosso “Curso De Formação Prática De Gerente De Varejo”. Preparamos algo muito especial para este curso. Listo aqui 5 bons motivos para você ou sua pessoa de confiança na loja fazê-lo: 1) Experiência de nosso time de consultores abordando casos práticos em sala; 2) Conhecimento de ponta já com as informações da NRF 2017 (maior congresso mundial do varejo do qual participamos todos os anos em Nova Iorque), com todas as tendências mundiais do varejo; 3) Provocamos a mudança de pensamento das pessoas: sai o tomador de contas e entra o gestor; 4) Módulos: comercial/marketing, RH, Compras, Estoques e Distribuição, Finanças/custos e Estratégia; 5) Trabalho prático dentro de um varejo integrando todos os módulos, focando sempre o resultado da venda e não só o valor da venda.

Se realmente você pretende se tornar um gerente, comece a pensar em quais conhecimentos, habilidades e atitudes você precisa desenvolver e venha se juntar a nós!