Blog

Ser vendedor é…

Postado em 12 de agosto de 2016

* Por Marcos Fábio Gomes Ferreira

Muitas são as teorias, estudos e visões sobre vendas. Se pudéssemos desenvolver uma fórmula para explicar vendas, essa fórmula seria: Vender = Arte + Método + Conhecimento + Habilidade + Atitude + Postura de solução + Paixão.

Entretanto, muitos vendedores sabem disso mas acabam se esquecendo ou se perdendo na FAZENÇÃO do dia a dia. Assim, a fórmula de vendas acaba ficando no mau e velho trivial: Vender = Esperar o cliente pedir + Ver se tem o produto + Cara de cansado + Responder se tem ou não.

Pensando nisso, resolvi dividir com vocês de forma simples e objetiva alguns pontos de reflexão acerca do que é ser vendedor, explicando a fórmula correta. Assim, minha experiência mostra que, SER VENDENDOR É…

  • ARTE: vender é uma arte porque envolve a personificação de um personagem que é o vendedor, que muitas vezes é diferente da pessoa em seu íntimo. O palco é o salão de vendas e OS CLIENTES SÃO A PLATÉIA ESPERANDO SER ENCANTADOS PELO SEU SHOW.

  • MÉTODO: apesar de muitos vendedores experientes fazerem do seu jeito, vender envolve um método, um passo a passo que consiste na ABORDAGEM ao cliente, na VERIFICAÇÃO das expectativas do cliente; do ENCANTAMENTO na demonstração do produto; realizando uma NEGAÇÃO às objeções do cliente de forma tranquila; fazendo um DESFECHO que estimule o cliente e, por fim, ATIVANDO formas de encontrar o cliente novamente, cadastrando-o e fazendo o pós-venda. Se somarmos as iniciais desse processo, termos “A VENDA”, perceberam?

  • CONHECIMENTO: dificilmente teremos um vendedor excelente que não estuda, que não lê, não se informa e não procura conhecer a empresa, seus produtos e serviços.

  • HABILIDADE: Habilidade é o uso e a aplicação do seu conhecimento. Quanto mais você provocar e se expor para usar seu conhecimento, mais hábil você se tornará.

  • ATITUDE: De nada adianta você saber e ter o conhecimento, se não quiser usá-lo. Se preferir ficar com ele guardado em sua mente ou com preguiça de usá-lo. A atitude é o que faz você não ter preguiça de demonstrar um produto várias vezes no dia. Dobrar, Guardar, Desdobrar, Demonstrar, Guardar de novo e continuar a fazer isso

  • POSTURA DE SOLUÇÃO: a postura de solução é um comportamento. É você se predispor a solucionar o problema do cliente, mesmo não tendo o produto para lhe atender. Na maioria das vezes, o que decepciona o cliente não é a falta do produto e sim, a falta de boa vontade em querer resolver, de lhe dar alternativas para a solução de sua demanda.

  • PAIXÃO: não é o fato do sujeito ter carteira de motorista que fará dele um bom motorista, assim como não é o fato de passar em um concurso público que fará de você um bom servidor público. Gostar do que faz é fundamental.

Depois disso tudo, o meu conselho é que você reflita bastante e perceba que ser um bom vendedor depende de você e não do cliente ou da empresa que você trabalha. Pense nisso!

Bom fim de semana a todos!